domingo, março 02, 2008

Para ouvir na TSF - Encontros com o Património

A TSF tem na sua programação um programa que vai para o ar aos sábados pelas 12h10 totalmente dedicado ao património. O Encontros com o Património é uma colaboração entre a TSF e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), com o apoio do departamento de inventário, estudos e divulgação.

Para quem ainda não ouviu, segue a listagem dos programas já emitados e que podem ser acedidos na sua pagina de arquivo de programas:

• ( 17:51 01Mar08 ) Património subaquático

Desta vez, o programa desce às profundidades do mar, na pesquisa de tesouros perdidos, nos naufrágios de barcos vindos das Américas e do Oriente... Mergulham com o jornalista Manuel Vilas Boas, os arqueólogos Francisco Alves, José Bettencourt, Maria Luísa Blô, Pedro caleja e Paulo Jorge Rodrigues, o conservador João Coelho e o investigador de arqueologia náutica Paulo Monteiro.
• ( 21:08 23Fev08 ) Mosteiro de Alcobaça II
Nesta edição vamos de romagem aos espaços da vida cisterciense, no Mosteiro de Alcobaça, património mundial da Humanidade, e uma das Sete maravilhas de Portugal. Da implantação do terreno entre o Alcôa e o Baça, da profundidade do templo ao Claustro do Silêncio dos monges brancos, conduzem-nos os passos do historiador Rui Rasquilho, do engenheiro José Tavares e do arquitecto Gonçalo Byrne.
• ( 18:08 16Fev08 ) Mosteiro de Alcobaça
Nesta edição vamos de romagem aos espaços da vida cisterciense, no Mosteiro de Alcobaça, património mundial da Humanidade, e uma das Sete maravilhas de Portugal. Da implantação do terreno entre o Alcôa e o Baça, da profundidade do templo ao Claustro do Silêncio dos monges brancos, conduzem-nos os passos do historiador Rui Rasquilho, do engenheiro José Tavares e do arquitecto Gonçalo Byrne.
• ( 18:23 09Fev08 ) Jardins públicos e históricos
São lugares para a tranquilidade e o bem-estar, os jardins que nos levam os olhos pela beleza e tantas vezes a pena por falta de cuidado... A deambular pelo Jardim da Estrelas, em Lisboa, escutamos o saber dos historiadores José Augusto França e Pedro Bebiano Braga, da bióloga Eduarda Paz, da engenheira agrónoma Ana Júlia Francisco, das arquitectas paisagísticas Rita Theriaga Gonçalves e Mafalda Farmhouse e dos jardineiros José Passinhas e António Cachas.
• ( 17:58 02Fev08 ) Património mineiro
Nesta edição vamos de visita ao património mineiro em Aljustrel e São Domingos de Mértola. São nossos anfitriões os arqueólogos Artur Martins, Helena Alves e Jorge Custódio, o geólogo João Matos, o engenheiro José Martins, o arquitecto Rui Carvalho e os mineiros Mário Godinho e António Marciano Barão.
• ( 22:24 26Jan08 ) Património Moderno
Serão poucos os portugueses que o reconhecem ou que lhe dedicam respeito. Referimo-nos ao Património Moderno que é razão do debate nesta edição de Encontros com o Património. Os arquitectos Manuel Rainha, Ana Tostões, Andreia Galvão, José António Bandeirinha e o engenheiro Eduardo Júlio dão-nos a conhecer os protagonistas do movimento da arquitectura moderna que, no século XX, intentaram mudar a face do mundo.
• ( 16:44 19Jan08 ) Gravuras do Côa
Neste sábado vamos de visita às gravuras rupestres escondidas por milhares de anos no vale do Rio Côa. Atentos à beleza envolvente seguimos os passos de António Martinho Baptista, arqueólogo e especialista em arte rupestre pré-histórica, de Joaquim Ferreira Felício, sociólogo e coordenador da acção integrada de base territorial, de Alexandra Cerveira Lima, directora do Parque Arqueológico do Cale do Côa, e de João Pedro Cunha Ribeiro, arqueólogo e sub-director do IGESPAR.
• ( 18:38 12Jan08 ) Mosteiro de Tibães
Quase milenar, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães reergue-se da ruína a que foi votado depois da extinção das ordens religiosas em Portugal, no século XIX. Adquirido pelo Estado em 1986, é, há quase duas décadas, objecto de uma das mais exemplares intervenções de recuperação, restauro e reabilitação do património monástico. São anfitriões da visita guiada a esta casa-mãe da Congregação de S. Bento de Portugal e do Brasil, a historiadora e directora do Mosteiro, Aida Mata, o arquitecto João Carlos Santos, autor do projecto de intervenção global, a arquitecta paisagista Maria João Costa e Luís Fontes, investigador da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário