segunda-feira, abril 17, 2006

Faleceu Teresa Judice Gamito


É com enorme pesar que comunico o falecimento da estimada Professora Teresa Judice Gamito. Professora acarinhada por todos os alunos do curso que organizou e leccionou - Património Cultural da Universidade do Algarve - deixa um vazio inexplicável, tal é o seu valor como profissional e muito mais a nível pessoal.

Não encontro palavras que demonstrem o pesar, restam as imagens de alguns dos momentos que privámos.




Testemunho de perto, palavras de Luís Raposo, Director do Museu Nacional de Arqueologia, publicado em 18-Abril-06, na Lista Archport:

"A Teresa faleceu no último dia da nossa viagem, a caminho de Teerão. Faleceu como professora: tinha-se oferecido para dar explicações no autocarro do Grupo onde seguia sobre cerâmica islâmica; encontrava-se no uso da palavra há cerca de 10 minutos, com agrado de todos, quando de repente de sentiu mal; foi logo assistida (no próprio autocarro do Grupo seguia um médico); por grande sorte, o autocarro estava então próximo de uma das várias ambulância colocadas ao longo da auto-estrada entre Isfahan e Teerão. Em cerca de cinco minutos foi colocada na ambulância e levada para o hospital; se não faleceu no caminho, veio a falecer logo após a entrada nas urgências, num quadro geral de síncope cardíaca.

Aconteceu em terras iranianas, como poderia ter acontecido em qualquer outro local. Aconteceu, para descanso de todos nós, em circunstâncias da mais pronta assistência médica e temos de reconhecer e agradecer isso aos nossos parceiros e entidades médicas iranianas.

Sendo assim o que importa salientar é o simbolismo da circunstância em que aconteceu: a Teresa faleceu enquanto exercia o seu mister de arqueóloga e professora.

Chocado como estou, apenas me resta recorrer aos antigos e desejar que descanse em paz e que a terra lhe seja leve".

Sem comentários:

Enviar um comentário