terça-feira, dezembro 20, 2005

Curso de Património Cultural Itinerante

Fachada do futuro Museu da Cidade de Portimão















Após longo silencio devido a causas "menos limpas" (lol...naturalmente que sou uma pessoa de princípios, as obras de casa é que nunca são limpas!!)retomo agora um pouco do ritmo normal.

Com isto publico algumas das visitas de estudo que entretanto foram sendo realizadas e que tinha prometido divulgar; com efeito, foi visitado durante o mês de Dezembro o futuro Museu da Cidade de Portimão, ainda em fase de construção, no ambito da disciplina de Materiais III, Museu que está previsto abrir as portas ao publico no dia 11 de Dezembro de 2006.

Entre as diversas opções de reabilitação do edificio, antiga fabrica de enlatados de peixe, foi decidido manter uma das fachadas no seu traço original (a que dá para a estrada) enquanto que à fachada que dá para o rio foram adicionados novos complexos que irão albergar uma cafetaria/restaurante entre outros.

Fachada para o rio
Outra visita efectuada foi a do Museu Nacional de Arte Antiga, no ambito da disciplina de Museologia; o intuito era perceber de perto algumas das dificuldades expositivas bem como as soluções optadas pela actual directora do museu; como fotos eram proibidas no museu fica aqui uma foto de "relaxe" depois do almoço para a segunda visita... Entretanto algumas das suas obras mais relevantes no panorama nacional e internacional são os Paineis de S. Vicente, de Nuno Gonçalves, as Tentações de S. Antão de Bosh e S. Jeronimo de Dürer


sem titulo

A terceira visita foi no CCB para visitar algumas das exposições patentes, uma delas não aconselhada a pessoas mais sensíveis, a da artista plástica Adriana Varejão. Podem visitar aqui:Adriana Varejão

Assim são as deambulações do curso de Património Cultural. Fiquem bem e até a uma proxima visita!

1 comentário: