sexta-feira, junho 17, 2005

Os Maios - exposição

Um património cultural Ibérico

Os Maios de Olhão são uma manifestação genuína da população deste Concelho. Com a iniciativa desta exposição, a Galeria Exstare procura dar a conhecer a manifestação cultural, que sucede todos os anos no dia de Maio (primeiro dia de Maio). Na exposição um grupo de artistas plásticos da arte global contemporânea, apresentam as manifestações artísticas que se deixaram influenciar pela manifestação milenar dos Maios.

Os responsáveis pela Galeria Exstare investigaram as possíveis origens dos Maios de Olhão e pretendem dar a conhecer e divulgar essa investigação.

Na exposição será dado o espaço principal, o espaço de honra, aos maios de Olhão, porque eles parecem constituir por si só, uma das manifestações culturais mais antigas da Península Ibérica como se pretende evidenciar.

Hoje, no dia da incauguração, participação da Banda Los carapaus animados, Neo-Mariachi Fabrik que actuará a partir das 17h00 percorrendo algumas ruas da cidade anunciando o evento, entrando no espaço da exposição pelas 18h30, continuando a sua actuação até às 19h30.

Local: Sociedade Recreativa Olhanense - Olhão

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 15 às 20h00 e Sábado e Domingo das 10 às 20h00

Informação disponivel em Faro Capital da Cultura




E Sobre os Maios:


Aqui, os Maios (Mayos, em Espanha) são bonecos representando pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados com a nossa roupa, aprontados tal como as pessoas, em atitudes humanas normais, isolados ou em conjunto, representando cenas do quotidiano (passado ou actual).

No primeiro dia de Maio de madrugada, estas figuras (quase sempre realizadas durante a noite de 30 de Abril), são colocados nas portas, varandas, jardins, quintais, ruas, largos, etc.. Junto de cada boneco ou sobre o próprio, estará (ou não) colocada a sua fala. Por vezes, haverá também uma descrição ou narrativa (especialmente nas cenas).

Estas narrativas, ou mesmo o dizer de cada boneco, tomam por vezes a forma de versos. Os bonecos, as cenas, os dizeres e as narrativas, quase sempre bem revestidas de humor, têm muitas vezes um sentido critico, outras vezes satirico (em especial quando há motivo para isso, na comunidade local, regional, nacional ou mesmo internacional), mas a maioria das vezes são apenas uma celebração saudável do quotidiano.

Colocados na madrugada do primeiro dia de Maio, são retirados ao anoitecer. Um dia em exposição. Conhecemo-los ao longo da fronteira (Centro-Sul) Portugal-Espanha, em especial em Espanha, Estremadura, (San Vicente de Alcantara, Santiago de Alcantara, Valencia de Alcantara, Puebla de Obando, ...), mas nós conhecemo-los especialmente no Algarve, concelho de Olhão, nos Açores (ilhas Terceira, Graciosa, ...), nas Canárias (Santa Cruz de La Palma).

Mas aparecem também noutros locais, como Jimenez de Jamuz (La Bañesa, León) e Alhama de Murcia (Valencia).Se os conhece noutro local, por favor, registe-se e escreva, pode também colocar imagens; ou pelo menos escreva um comentário assinalando-o.

(Pode colocar o seu comentário na pagina do criador: Maios)

Sem comentários:

Enviar um comentário