quarta-feira, junho 15, 2005

II Curso Intensivo de Especialização em Técnicas de Levantamento de Arte Rupestre

Apresentação

Nos últimos anos descobertas excepcionais, como o caso das gravuras do Vale do Côa, tornaram o nosso País num dos mais ricos do ponto de vista da arte rupestre.
A arte rupestre é conhecida em Portugal desde o inicio do séc. XVIII, quando foi publicada uma noticias sobre o abrigo de Cachão da Rapa (Carrazeda e Ansiães), mas é ainda hoje, muito pouco estudada e, principalmente e mais importante, muito pouco catalogada, publicada e divulgada. A necessidade de preparar investigadores para os aspectos mais característicos desde tipo de vestígios do Passado, principalmente do ponto de vista técnico, torna imperativo a fomentação da aprendizagem de conteúdos específicos.

Este curso introduz os participantes, não só, à temática da arte rupestre, em Portugal e no Mundo, mas fundamentalmente aborda aspectos técnicos como: os métodos de levantamento (suas vantagens, limitações, perigos); a recolha de todo o tipo de documentação (desenho, fotografia, topografia); o trabalho de laboratório (catálogo, escala); e por fim a sua apresentação ao público (publicação, turismo, divulgação).

As aulas teóricas vão decorrer no Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo e as práticas em diversas localidades do mesmo concelho (incluindo vale do Ocreza) .Tratando-se de um curso internacional algumas das lições serão em português e inglês.

A todos os participantes que tiverem frequência e participação adequada será entregue um certificado (com a aprovação da Federação Internacional das Organizações de Arte Rupestre - IFRAO).

Para mais inforamções sobre o programa ver a página Curso

Inscrições

O curso tem 10 vagas.
Os interessados deverão inscrever-se no Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo - Largo Infante D. Henrique 6120-750 Mação - Tel. (351) 241 571 477 ou por e-mail: museu@cm-macao.pt

O custo é de 70€/pessoa, devendo os candidatos pagar 50€ no acto de inscrição e o restante à chegada. Se fizer a inscrição por e-mail deve enviar por correio o cheque do pagamentos para a morada do Museu.
O custo da inscrição inclui documentação e transporte entre Mação e os locais de aulas de campo.
Existem alojamentos a baixo custo em Mação (ver pagina web), bem como a possibilidade de acesso gratuito ao Parque de campismo da Ortiga.

Informação divulgada pelo Archport, por Luiz Oosterbeek

Sem comentários:

Enviar um comentário