sexta-feira, abril 15, 2005

Património de Abril - Igreja Paroquial da Luz de Tavira



Vamos viajar pelo concelho de Tavira, e descobrir o que nos oferece do seu património. O interessante desta ficha de classificação da DGMN é realmente a antiguidade das fotografias, onde é ainda possivel ver a Estrada Nacional 125 em terra batida...dificil de acreditar não é? Esta é ainda a única igreja salão existente no território Algarvio.

Cronologia - A sua construção foi iniciada em meados do século XVI e no XVII foi contruido o retábulo colateral. Em XVIII o frontão e o retábulo foram reconstruidos. Em 1969 sofreu derrocadas devido ao abalo sísmico de 2 de Fevereiro (8 na escala de Richter) e foi intervencionada pelos Monumentos Nacionais na consolidação de abóbodas e reparação de cobertura.



Tipologia - Arquitectura religiosa, de estilo manuelino, chã e maneirista. Igreja salão de três naves e quatro tramos com capela-mor. Retábulo-mor maneirista.



Esta informação pode ser visualizada na Ficha de Classificação da DGEMN

2 comentários:

  1. Muito interessante. Realmente, as fotos devem se MESMO muito antigas. É sempre bom aprender algo mais sobre o que se conhece. Bjinhos**

    ResponderEliminar
  2. aparentente as referencias às fotos não estão a ser direcionadas...pelo facto peço as mais sinceras desculpas. Talvez seja melhor ir directamente à ficha da DGEMN: http://www.monumentos.pt/scripts/zope.pcgi/ipa/pages/frameset?nome=ipa&upframe=upframe3&downframe=ipa.html

    Monica Reis

    ResponderEliminar