terça-feira, dezembro 19, 2006

Natal ni shub kaamnao & Saal Mubarak! que é o mesmo que dizer: Feliz Natal!


Perdoem-me os leitores que decerto estranham a minha tão descurada ausência neste blogue...

Penso que já pode tornar-me amplamente pública a razão do meu silêncio: estou a preparar a minha tese de licenciatura, que tem ares de tese de gente grande. Pelo "Feliz Natal" na língua estranha que o título apresenta, podem começar a dar palpites!

...desistem? Pronto, pronto, eu conto :D

Estou quase quase quase de partida para a India. Tema da Tese: Arte Indo-Portuguesa. E mais não digo.

Aproveito só para dizer que desejo a todos umas festas extremamente felizes (porque "muito felizes" é desejar pouco), milhares de prendas (segue o mesmo raciocínio), paletes de amor, compreensão, respeito pelo próximo, dignidade, saúde e harmonia.

Entre as mais diversas tarefas de preparação da viagem, que incluem ser espetada pelo menos 4 vezes para que não fique doente (viagem alucinante ao mundo das vacinas: Hepatite A, Poliomielite, Tifoide, Meningocócica A e C, Paludismo...), vou estar a desejar o melhor do mundo para todos aqueles a quem a vida sorri, e para todos aqueles a quem a vida ainda há-de sorrir.

quinta-feira, novembro 30, 2006

Marcas de Poder - Exposição no Museu do Bano de Portugal

Está patente no Museu do Banco de Portugal, e até 26 de Janeiro de 2007, uma exposição temporária acerca da cunhagem de moedas visigoticas no actual território português.

O Museu está localizado na Avenida Almirante Reis, n.º71 em Lisboa e o acesso é livre.

Horário: Dias úteis - das 10h às 17h
Fins de semana - 6-7, 13-14 e 20-21 de Janeiro de 2007 - das 10h às 17h

O folheto da exposição pode ser consultado em formato pdf

quinta-feira, novembro 02, 2006

Mosteiro de Semide em Miranda do Corvo em risco de desaparecer de vez


"Vítima" de vários incendios que o foram destruindo, de obras que começaram e não acabaram, de fundos que não chegam, o Mosteiro de Semide está agora face à condenação total. Estava previsto para Setembro o reeniciar das obras que o iriam proteger da destruição, mas agora tudo está perdido e a Camara Municipal de Miranda do Corvo afirma que não pode custear esta obra.



Em Janeiro, afirmava-se que "a recuperação do convento foi alvo de um protocolo em 1999, entre o Instituto do Emprego de Formação Profissional e a Direcção- Geral dos Monumentos Nacionais, mas a primeira fase das obras só arrancou em 2003, com a consolidação e cobertura dos edifícios ardidos em 1964 e 1990. A primeira fase foi concluída no primeiro trimestre de 2004, mas falta concretizar a segunda e terceira etapas de um projecto que engloba a recuperação total dos imóveis. Nesta segunda fase, serão criados novos espaços que deverão ser utilizados pelo Centro de Formação Profissional de Artesanato (Cearte), que possui um pólo no convento, e pela população de Semide. No piso 0 nascerá uma zona residencial para os participantes de acções de formação, duas oficinas e seis novos espaços para salas de aula do Cearte. Na antiga sala do Capítulo será construído um museu de arte sacra a cargo da paróquia e outras infra-estruturas destinadas à igreja. José Afonso Mira garantiu que os trabalhos de recuperação vão ter início ainda em 2006, com duração de um ano, intervindo também na consolidação do claustro quinhentista do convento. (Fonte: Jornal de Noticias)

Agora que estamos já em Novembro do ano de 2006, duvido que as obras possam arrancar e ser concluidas ainda este ano...

Breve História do Mosteiro:(Fonte: Coimbra-Nacional)

-O mosteiro de monges beneditinos, fundado em 1154, na localidade de Semide, passou a convento de freiras para receber as descendentes de Martim Anaia, o fundador.
-Do que resta, a parte mais antiga é o claustro do séc. XVI, cerca de 1540.
-O incêndio de 1664 devorou a maior parte do edifício que foi reconstruído e inaugurado, com a actual igreja, em 1697.
-A ala poente foi queimada por um grande incêndio, em 1964.
-A parte do Claustro Velho, a casa do Capítulo e a Sacristia foi também recentemente destruída por um incêndio de grandes proporções em 16 de Agosto de 1990.
-De todo o conjunto salienta-se a Igreja, com um retábulo e cadeiral em madeira, dos finais do século XVII, azulejos policromáticos do séc. XVIII, esculturas dos séc. 17 e 18 e altar-mor também do século 17. O órgão da Segunda metade do séc. 18.
-Em Setembro de 2000 foi descoberta a fornalha d um primitivo fogão durante as obras efectuadas no refeitório do Convento, supervisionadas pela direcção-geral dos Edifícios e Monumentos. Trata-se de uma fornalha embutida no solo da antiga cantina, na qual a combustão se processaria através de um túnel construído em tijoleira que também foi posto a descoberto. Este achado está preservado, servindo de testemunho da época de construção daquela parte do edifício que remota aos séc. 17 e 18.
-Encerrado na altura da extinção das ordens religiosas, aí foi instalada uma escola Profissional de Agricultura, sob a égide da então Junta Distrital, por iniciativa do Dr. Bissaia Barreto.
-Devido ás condições acústicas do local tem-se realizado anualmente o ENCONTRO DE COROS na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Semide que tem contado com coros nacionais como também internacionais.