sábado, maio 20, 2006

Divulgação - Jantar Património e Estudos Artísticos e Culturais

Informo que o jantar referido foi cancelado

Mónica Reis

segunda-feira, maio 15, 2006

Visita Cultural a Madrid

Nos dias 9, 10 e 11 de Junho, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal vai efectuar uma visita cultural a Madrid. A viagem realiza-se em autopullman e o alojamento será no Hotel Convencion, de quatro estrelas (com pequeno almoço incluído).

Programação:
Dia 9 – Chegada ao hotel, localizado no centro de Madrid, pelas 19.30H; fim do dia livre para visita à movimentada noite madrilena.

Dia 10 – 10.00H – Visita ao Museu Nacional do Prado; 14.00h – 16.30h Visita ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia; Tarde livre para compras e passeio no Centro de Madrid (sugestão: Museu Arqueológico Nacional)

Dia 11 – Manhã livre, até às 11.00H; Regresso – 11.30H – Embarque na estação rodoviária.

Valor: 220€

As incrições realizam-se até dia 19 de Maio directamente no Museu.

Contactos:
Morada: Av. Luísa Todi, 162, 2900-451, Setúbal
Telfs: 265239365/265534029
E-mail: maeds@mail.telepac.pt

quarta-feira, maio 10, 2006

Num comboio em Budapeste

Ainda na temática da minha última viagem, e com a desculpa de testar uma nova ferramenta para os blogs, aqui vos deixo um video.

segunda-feira, maio 08, 2006

Maio em Tavira

Actividades Culturais a decorrer ainda no mês de Maio em Tavira:

Dia 18 - No dia internacional dos Museus - Visita Orientada à exposição "Espírito e Poder: Tavira no tempos da modernidade", organizada pela C.M.Tavira a decorrer no Palácio da Galeria da 10h30 e às 15h00.

Dia 19 - Conferência realizada pelo Dr. Rui Parreira (IPPAR) sobre "O Calcolítico no Sudoeste Peninsular", organizada pela Associação do Campo Arqueológico de Tavira, no Clube de Tavira pelas 18h30.

Dia 27 - Passeio temático Ao encontro de Tavira - os patrimónios e as artes, "Tesouros da pintura sacra de Tavira", Isabel Macieira, organizado pela C.M. Tavira a decorrer na Ermida de Santa Ana, pelas 19h00.

sexta-feira, abril 28, 2006

segunda-feira, abril 17, 2006

Faleceu Teresa Judice Gamito


É com enorme pesar que comunico o falecimento da estimada Professora Teresa Judice Gamito. Professora acarinhada por todos os alunos do curso que organizou e leccionou - Património Cultural da Universidade do Algarve - deixa um vazio inexplicável, tal é o seu valor como profissional e muito mais a nível pessoal.

Não encontro palavras que demonstrem o pesar, restam as imagens de alguns dos momentos que privámos.




Testemunho de perto, palavras de Luís Raposo, Director do Museu Nacional de Arqueologia, publicado em 18-Abril-06, na Lista Archport:

"A Teresa faleceu no último dia da nossa viagem, a caminho de Teerão. Faleceu como professora: tinha-se oferecido para dar explicações no autocarro do Grupo onde seguia sobre cerâmica islâmica; encontrava-se no uso da palavra há cerca de 10 minutos, com agrado de todos, quando de repente de sentiu mal; foi logo assistida (no próprio autocarro do Grupo seguia um médico); por grande sorte, o autocarro estava então próximo de uma das várias ambulância colocadas ao longo da auto-estrada entre Isfahan e Teerão. Em cerca de cinco minutos foi colocada na ambulância e levada para o hospital; se não faleceu no caminho, veio a falecer logo após a entrada nas urgências, num quadro geral de síncope cardíaca.

Aconteceu em terras iranianas, como poderia ter acontecido em qualquer outro local. Aconteceu, para descanso de todos nós, em circunstâncias da mais pronta assistência médica e temos de reconhecer e agradecer isso aos nossos parceiros e entidades médicas iranianas.

Sendo assim o que importa salientar é o simbolismo da circunstância em que aconteceu: a Teresa faleceu enquanto exercia o seu mister de arqueóloga e professora.

Chocado como estou, apenas me resta recorrer aos antigos e desejar que descanse em paz e que a terra lhe seja leve".

domingo, abril 16, 2006

Ainda existe o blog...ainda existe a autora do blog...não "existe" é muito tempo...

Tenho de fazer aqui um mea culpa por dois meses de ausencia do blog.

Pois é, as "demais prioridades" que teimam em aparecer são coisas que têm a capacidade de se sobrepor ao que mais gosto pode dar, como por exemplo, actualizar um blog que começou, vingou, e agora está em standby...sim porque recuso-me a dar como morto este espaço.

Então, em traços gerais, são estas as noticias mais importantes:

Relativamente ao brasão de curso:
Este já tem pernas para andar, e tudo promete que teremos já o emblema disponivel por altura da semana académica, para finalmente substituirmos o antigo e já cansado "cãozinho Mozart".

Relativamente ao video da recepção de caloiros/homenagem a Susana Paulino:

A produção video está terminada e pronta a ser apresentada; o problema que se colocou foi a forma de apresentação do mesmo; o meu intuito é disponibilizar uma sala/anfiteatro para o visionamento, no entanto, colocou-se a mudança de reitor pelo caminho e como estas coisas de tomada de posse levam sempre o seu tempo, a disponibilização de um anfiteatro para breve parece ser dificil. Mas nada está perdido e se não for um anfiteatro será uma sala normal.

Fica a promessa de noticias para um tempo mais breve do que dois meses.

Saudações!

Mónica Reis

domingo, fevereiro 19, 2006

Partiste e deixaste saudades


O curso de Património Cultural e o curso de Estudos Artísticos e Culturais está de luto.

Faleceu hoje dia 19 de Fevereiro, a nossa querida Susana Paulino, minha afilhada, num acidente que não deveria ter acontecido.

O funeral irá ocorrer próxima Terça-feira, dia 21 Fevereiro pelas 10h00.

Tivemos tão pouco tempo para estar juntos a ti, e e no entanto sentimos tanto a tua falta.

A familia de Património e EAC estará sempre contigo no pensamento.



Susana, olha por nós

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Noticias Frescas!

Pessoal de Património Cultural e de Estudos Artisticos e Culturais:

Está para muito breve a data da apresentação do video dos caloiros.

Brevemente darei mais notícias.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Divulgação dos Resultados

Tal como prometi, vou proceder à publicação dos resultados, e divulgar a descrição sumária dos votantes:

Alexandra Ferreiro, Alexandra Pereira, Ana Nunes, António Gonçalves, Carolina Mendonça, Clarisse Gamito Gaspar, Eloisa Catarino, Filipa Calafate
Joana Rodrigues Amorim, João Cascalheira, Marco Barão, Marco Santos, Marta Barros, Miguel Santos, Mónica Reis, Patrícia Brásia, Sandra Carrajola, Tania Figueira, Tânia Silva

Mais uma vez aproveito para agradecer a todos os que expressaram a sua vontade de voto e aos criativos que se esmeraram nos esboços.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Saiu um Vencedor!

Já temos um vencedor para o brasão. Após quase 1 mês em votação temos agora a hipótese de alterar o nosso brasão de curso.

o Vencedor foi:

Brasão n.º 4


Devido a dificuldades técnicas, não foi possivel divulgar o quadro de votações, pelo que retomarei a este assunto brevemente.

É pena, no entanto, que tão poucas pessoas tenham expressado a sua vontade de voto, já que apenas votaram...19 pessoas.

O que interessa é que algo se fez para mudar o que existia.

Agradeço a todos os que se esforçaram na criação dos desenhos propostos, aos que votaram e a todos os que expressaram a sua opinião.

Brevemente voltarei com noticias.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Votação Brasão do Curso de Património Cultural

Chegou o momento da votação... Portugueses e Portuguesas!

Passando ao que interessa: como é do conhecimento dos alunos de Património Cultural da Universidade do Algarve, o brasão actual do curso é, nada mais, nada menos, do que um excelente cão de nome Mozart, deitado na sua bela casota. Pois, não me parece a mim que este seja o melhor tema para um brasão do melhor curso da Universidade do Algarve.

Com o intuito de alterar esta triste realidade, vários voluntários propuseram-se a realizar uma proposta de brasão; como todo o resultado tem de ser imparcial, não serão divulgados os nomes dos voluntários, e apenas será válida a votação dos alunos do curso em epígrafe, no entanto, agradecem-se as opiniões dos Patrimonianos

Então como é que tudo se vai processar?

- os alunos irão visualizar as 6 propostas e votar em apenas uma.
- só é valida uma votação por pessoa.
- os dados serão verificados mediante consulta das listas de alunos.

- a votação realizar-se-à via e-mail com a inclusão dos seguintes dados:

"Votação para Brasão P.C.:
Opção (1,2,3...)
(Nome Aluno)
aluno n.º....
(Contacto telefónico)
B.I. n.º........"

- o e-mail para o qual deverão enviar a votação é: reis.monica@sapo.pt
- a votação está disponivel até dia 31 Janeiro inclusivé.
- os resultados serão divulgados no dia 1 de Fevereiro.

Boas Votações, e até breve!

Proposta de Brasão N.º 1

Proposta de Brasão N.º 2

Proposta de Brasão N.º 3

Proposta de Brasão N.º 4

Proposta de Brasão N.º 5

Proposta de Brasão N.º 6

sábado, dezembro 31, 2005

Feliz Ano Novo

Um singelo e muito sincero Feliz Ano Novo

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Feliz Natal 2005


"No Natal pela manhã, ouvem-se os sinos tocar, e há uma grande alegria, no aaaaaaarrrrrrrrrr"

A todos um bom Natal!

Muitas prendas no sapatinho, mesa farta e familia reunida, são os votos da vossa amiga,

Mónica Reis

terça-feira, dezembro 20, 2005

Curso de Património Cultural Itinerante

Fachada do futuro Museu da Cidade de Portimão















Após longo silencio devido a causas "menos limpas" (lol...naturalmente que sou uma pessoa de princípios, as obras de casa é que nunca são limpas!!)retomo agora um pouco do ritmo normal.

Com isto publico algumas das visitas de estudo que entretanto foram sendo realizadas e que tinha prometido divulgar; com efeito, foi visitado durante o mês de Dezembro o futuro Museu da Cidade de Portimão, ainda em fase de construção, no ambito da disciplina de Materiais III, Museu que está previsto abrir as portas ao publico no dia 11 de Dezembro de 2006.

Entre as diversas opções de reabilitação do edificio, antiga fabrica de enlatados de peixe, foi decidido manter uma das fachadas no seu traço original (a que dá para a estrada) enquanto que à fachada que dá para o rio foram adicionados novos complexos que irão albergar uma cafetaria/restaurante entre outros.

Fachada para o rio
Outra visita efectuada foi a do Museu Nacional de Arte Antiga, no ambito da disciplina de Museologia; o intuito era perceber de perto algumas das dificuldades expositivas bem como as soluções optadas pela actual directora do museu; como fotos eram proibidas no museu fica aqui uma foto de "relaxe" depois do almoço para a segunda visita... Entretanto algumas das suas obras mais relevantes no panorama nacional e internacional são os Paineis de S. Vicente, de Nuno Gonçalves, as Tentações de S. Antão de Bosh e S. Jeronimo de Dürer


sem titulo

A terceira visita foi no CCB para visitar algumas das exposições patentes, uma delas não aconselhada a pessoas mais sensíveis, a da artista plástica Adriana Varejão. Podem visitar aqui:Adriana Varejão

Assim são as deambulações do curso de Património Cultural. Fiquem bem e até a uma proxima visita!

domingo, novembro 27, 2005

Não fugi...


Saudações aos "patrimonianos"

Este é um pequeno esclarecimento em forma de pedido de desculpas!

Ando em trabalhos...diversos, que me ocupam o tempo que tenho disponivel entre aulas e visitas de estudo. Basicamente resume-se a "obras em casa" e visto isto acho que não preciso dizer mais nada (quem já não faz obras em casa?)

Promento voltar com noticias,

Obrigado pela paciência!

Mónica Reis

domingo, outubro 23, 2005

III Encontro de Arqueologia do Algarve - 20 a 22 Outubro em Silves

Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Outubro mais um encontro de arqueologia do Algarve, que contou com a participação de nomes das várias regiões bem como ilustres convidados do país vizinho, Espanha, que têm vindo a desenvolver trabalhos em colaboração com os nacionais.

Fissul, Local do III Encontro de Arqueologia do Algarve

O encontro veio a demonstrar a qualidade executiva dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver na nossa região, que de forma alguma nos coloca no pé de trás da evolução, como às vezes o Algarve parece ser demonstrado, numa visão pouco ilucidativa, pois o Algarve já não é nem pode ser só um chamativo turistico de sol e mar.


Uma das ruas da cidade de Silves

Neste encontro referenciaram-se trabalhos desenvolvidos em Lagos, Silves, Tavira, Portimão, Alcalar, Cacela, Alcoutim, Vale Boi, Castro Marim e Monchique, nas áreas da arqueologia terrestre e subaquática, nos diversos períodos da história desde a pré-história até à época moderna.


Visita ao Nucleo Museológico localizado no Castelo de Alcoutim

No dia 21 foi realizada uma vista a Alcoutim, onde foi possivel apreciar os trabalhos desenvolvidos na região em relação à conservação e museologia de espaços arqueologicos como foi o caso de Montinho das Laranjeiras, e de trabalhos em curso como é o caso do Castelo Velho.


Montinho das Laranjeiras, Alcoutim

Montinho das Larangeiras é um local de ocupação romana do século I, com continuação da ocupação do local nos séculos VI-VII de domínio ravenaico-bizantino e posteriormente séculos XII-XIII da sua ocupação islamica.


Castelo Velho, Alcoutim

O Castelo Velho é uma construção do período islamico de muralhas de xisto e grauvaque argamassadas em terra e visivelmente destruido; as muralhas estariam revestidas a cal e estuque, tal como ainda é possivel verificar-se em alguns locais da muralha.


Pormenor da vista panoramica do Castelo Velho sobre o Guadiana
Monica Reis

Este encontro, que decorreu sem grandes sobresaltos, permitiu não só a troca de conhecimentos como possibilitou a (re)descoberta de factos, história e estórias. Para mim, enquanto obervadora atenta (na minha singela condição de estudante), este e outros encontros vão ser sempre uma luz imprescindível no meu caminho.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Jantar de Curso no Espalha-Brasas

"Mascote" dos jantares de curso

















Sala de jantar













Foi numa noite de quinta-feira 13 que decorreu o jantar de curso de Património Cultural. Comida, animação e "bota-abaixo" dominaram a noite. Estiveram presentes todos os anos do curso e alguns professores que acederam ao nosso convite, e que desde já agrademos a sua presença: Horta Correia, Teresa Gamito, Luis Oliveira, Leda Oliveira, João P. bernardes e Renata Araújo.

Resta desejar a todos os presentes e também aos que não puderam comparecer um inicio de ano espectacular, com grandes notas, poucos stresses e muitas alegrias.

Vemo-nos por aqui!

quinta-feira, setembro 29, 2005

De volta à UALG


Semana das Praxes na Ualg

Uns já passaram por isto, agora é a vez dos novos alunos.
Monica Reis

Bem-vindos ao novo ano académico da Ualg!!

Após algumas semanas de ausência, provocadas por ferias, problemas com o pc e alguma preguiça à mistura, volto para o blog que desde já tem de agradecer pelas apreciações positivas que tem recebido.

Este ano, eu e os meus colegas do curso de Património Cultural, estamos a receber as "bestas" do referido curso e do mais recente criado curso de Estudos Artísticos e Culturais.

Com muita diversão, alguma contrariedade própria das praxes, e loucura à mistura, os novos alunos vão sendo recebidos no seio da comunidade académica.

Esperam-se ainda algumas surpresas, e o convívio só acaba em Outubro. Com estas actividades os novos alunos criam amizades, conhecem locais, e para aqueles que vêm de mais longe, evita-se as saudades da família.

Em nome de todos os Exmos Académicos de Património Cultural:

SEJAM BEM-VINDOS

sexta-feira, agosto 19, 2005

Achados em Aljezur

Placa com inscrição do Corão descoberta no ribât da Ponta da Atalaia, perto de Aljezur, é uma pequena placa rectangular de xisto, com uma frase do Corão escrita por um monge-guerreiro há 900 anos

«Maomé esteve no meio de nós, mas Alá é maior, dá saúde e fortuna». Estas são palavras da primeira sura do Corão, gravadas por mão inábil numa placa de xisto, descoberta esta semana nas ruínas do ribât da Ponta da Atalaia, no litoral de Aljezur.

Os arqueólogos Mário e Rosa Varela Gomes contam que a placa rectangular de xisto, com cerca de 25 centímetros de comprimento por 10 de largura, foi encontrada durante os trabalhos de escavação de um dos muros derrubados naquele antigo ribât ou fortaleza-mosteiro.

A inscrição está escrita em árabe do século XII, percebendo-se claramente a palavra «Alá». A sua transcrição é ainda preliminar, já que foi feita por dois muçulmanos residentes em Aljezur, um deles professor de ténis. Rosa Varela Gomes foi esta semana a Lisboa precisamente para levar a placa e pedir a um especialista em língua árabe para confirmar a tradução feita.

O mais interessante desta plaquinha com 900 anos é que, como explicou Mário Varela Gomes ao «barlavento», se trata «da primeira inscrição em árabe que aparece em Aljezur e uma das raras encontradas no Algarve». É, seguramente, a primeira descoberta no ribât da Ponta da Atalaia e, contrariamente a outras, «esta tem um claro contexto religioso».

Além desta placa de xisto com a inscrição religiosa, as escavações no ribât de Aljezur já permitiram encontrar outros objectos religiosos, como os dois tubos-amuletos, que conteriam «pequenos troços de papel ou pergaminho, com frases do Corão», e ainda três rolos de chumbo, um deles descoberto pelo próprio Varela Gomes, no ano passado, ainda escondido numa fenda entre as pedras da parede da mesquita principal da fortaleza-mosteiro.

O arqueólogo recorda o paralelismo com o ribât de Guardamar, em Espanha, onde as paredes das mesquitas conservam «grafitos incisos» com frases corânicas.

No caso da Ponta da Atalaia, o arqueólogo considera que a frase deverá ter sido inscrita na placa por um monge-guerreiro, relativamente iletrado, já que se trata de uma «escrita popular», sem grande requinte.
Teria sido, assim, uma espécie de voto religioso feito por esse remoto muridum ou monge-guerreiro, que depois terá metido a placa na parede da mesquita, para ser encontrada agora, entre os destroços do muro derrubado, 900 anos depois.

«Seria um muridum que resolveu demonstrar publicamente a sua devoção, uma pessoa que dominava mal a escrita, o que pode estar de acordo com a condição da maioria dos monges-guerreiros que habitaram o ribât da Ponta da Atalaia, a par dos eruditos», como o seu fundador Ibn-Qasi, considerou Varela Gomes.

Tal como ainda hoje acontece nas madrasas, as escolas corânicas de todo o mundo, no século XII «aprendia-se a ler escrevendo frases do Corão e lendo frases do Corão».


Noticia em
Jornal do Barlavento online