terça-feira, dezembro 20, 2005

Curso de Património Cultural Itinerante

Fachada do futuro Museu da Cidade de Portimão















Após longo silencio devido a causas "menos limpas" (lol...naturalmente que sou uma pessoa de princípios, as obras de casa é que nunca são limpas!!)retomo agora um pouco do ritmo normal.

Com isto publico algumas das visitas de estudo que entretanto foram sendo realizadas e que tinha prometido divulgar; com efeito, foi visitado durante o mês de Dezembro o futuro Museu da Cidade de Portimão, ainda em fase de construção, no ambito da disciplina de Materiais III, Museu que está previsto abrir as portas ao publico no dia 11 de Dezembro de 2006.

Entre as diversas opções de reabilitação do edificio, antiga fabrica de enlatados de peixe, foi decidido manter uma das fachadas no seu traço original (a que dá para a estrada) enquanto que à fachada que dá para o rio foram adicionados novos complexos que irão albergar uma cafetaria/restaurante entre outros.

Fachada para o rio
Outra visita efectuada foi a do Museu Nacional de Arte Antiga, no ambito da disciplina de Museologia; o intuito era perceber de perto algumas das dificuldades expositivas bem como as soluções optadas pela actual directora do museu; como fotos eram proibidas no museu fica aqui uma foto de "relaxe" depois do almoço para a segunda visita... Entretanto algumas das suas obras mais relevantes no panorama nacional e internacional são os Paineis de S. Vicente, de Nuno Gonçalves, as Tentações de S. Antão de Bosh e S. Jeronimo de Dürer


sem titulo

A terceira visita foi no CCB para visitar algumas das exposições patentes, uma delas não aconselhada a pessoas mais sensíveis, a da artista plástica Adriana Varejão. Podem visitar aqui:Adriana Varejão

Assim são as deambulações do curso de Património Cultural. Fiquem bem e até a uma proxima visita!

domingo, novembro 27, 2005

Não fugi...


Saudações aos "patrimonianos"

Este é um pequeno esclarecimento em forma de pedido de desculpas!

Ando em trabalhos...diversos, que me ocupam o tempo que tenho disponivel entre aulas e visitas de estudo. Basicamente resume-se a "obras em casa" e visto isto acho que não preciso dizer mais nada (quem já não faz obras em casa?)

Promento voltar com noticias,

Obrigado pela paciência!

Mónica Reis

domingo, outubro 23, 2005

III Encontro de Arqueologia do Algarve - 20 a 22 Outubro em Silves

Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Outubro mais um encontro de arqueologia do Algarve, que contou com a participação de nomes das várias regiões bem como ilustres convidados do país vizinho, Espanha, que têm vindo a desenvolver trabalhos em colaboração com os nacionais.

Fissul, Local do III Encontro de Arqueologia do Algarve

O encontro veio a demonstrar a qualidade executiva dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver na nossa região, que de forma alguma nos coloca no pé de trás da evolução, como às vezes o Algarve parece ser demonstrado, numa visão pouco ilucidativa, pois o Algarve já não é nem pode ser só um chamativo turistico de sol e mar.


Uma das ruas da cidade de Silves

Neste encontro referenciaram-se trabalhos desenvolvidos em Lagos, Silves, Tavira, Portimão, Alcalar, Cacela, Alcoutim, Vale Boi, Castro Marim e Monchique, nas áreas da arqueologia terrestre e subaquática, nos diversos períodos da história desde a pré-história até à época moderna.


Visita ao Nucleo Museológico localizado no Castelo de Alcoutim

No dia 21 foi realizada uma vista a Alcoutim, onde foi possivel apreciar os trabalhos desenvolvidos na região em relação à conservação e museologia de espaços arqueologicos como foi o caso de Montinho das Laranjeiras, e de trabalhos em curso como é o caso do Castelo Velho.


Montinho das Laranjeiras, Alcoutim

Montinho das Larangeiras é um local de ocupação romana do século I, com continuação da ocupação do local nos séculos VI-VII de domínio ravenaico-bizantino e posteriormente séculos XII-XIII da sua ocupação islamica.


Castelo Velho, Alcoutim

O Castelo Velho é uma construção do período islamico de muralhas de xisto e grauvaque argamassadas em terra e visivelmente destruido; as muralhas estariam revestidas a cal e estuque, tal como ainda é possivel verificar-se em alguns locais da muralha.


Pormenor da vista panoramica do Castelo Velho sobre o Guadiana
Monica Reis

Este encontro, que decorreu sem grandes sobresaltos, permitiu não só a troca de conhecimentos como possibilitou a (re)descoberta de factos, história e estórias. Para mim, enquanto obervadora atenta (na minha singela condição de estudante), este e outros encontros vão ser sempre uma luz imprescindível no meu caminho.