domingo, novembro 27, 2005

Não fugi...


Saudações aos "patrimonianos"

Este é um pequeno esclarecimento em forma de pedido de desculpas!

Ando em trabalhos...diversos, que me ocupam o tempo que tenho disponivel entre aulas e visitas de estudo. Basicamente resume-se a "obras em casa" e visto isto acho que não preciso dizer mais nada (quem já não faz obras em casa?)

Promento voltar com noticias,

Obrigado pela paciência!

Mónica Reis

domingo, outubro 23, 2005

III Encontro de Arqueologia do Algarve - 20 a 22 Outubro em Silves

Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Outubro mais um encontro de arqueologia do Algarve, que contou com a participação de nomes das várias regiões bem como ilustres convidados do país vizinho, Espanha, que têm vindo a desenvolver trabalhos em colaboração com os nacionais.

Fissul, Local do III Encontro de Arqueologia do Algarve

O encontro veio a demonstrar a qualidade executiva dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver na nossa região, que de forma alguma nos coloca no pé de trás da evolução, como às vezes o Algarve parece ser demonstrado, numa visão pouco ilucidativa, pois o Algarve já não é nem pode ser só um chamativo turistico de sol e mar.


Uma das ruas da cidade de Silves

Neste encontro referenciaram-se trabalhos desenvolvidos em Lagos, Silves, Tavira, Portimão, Alcalar, Cacela, Alcoutim, Vale Boi, Castro Marim e Monchique, nas áreas da arqueologia terrestre e subaquática, nos diversos períodos da história desde a pré-história até à época moderna.


Visita ao Nucleo Museológico localizado no Castelo de Alcoutim

No dia 21 foi realizada uma vista a Alcoutim, onde foi possivel apreciar os trabalhos desenvolvidos na região em relação à conservação e museologia de espaços arqueologicos como foi o caso de Montinho das Laranjeiras, e de trabalhos em curso como é o caso do Castelo Velho.


Montinho das Laranjeiras, Alcoutim

Montinho das Larangeiras é um local de ocupação romana do século I, com continuação da ocupação do local nos séculos VI-VII de domínio ravenaico-bizantino e posteriormente séculos XII-XIII da sua ocupação islamica.


Castelo Velho, Alcoutim

O Castelo Velho é uma construção do período islamico de muralhas de xisto e grauvaque argamassadas em terra e visivelmente destruido; as muralhas estariam revestidas a cal e estuque, tal como ainda é possivel verificar-se em alguns locais da muralha.


Pormenor da vista panoramica do Castelo Velho sobre o Guadiana
Monica Reis

Este encontro, que decorreu sem grandes sobresaltos, permitiu não só a troca de conhecimentos como possibilitou a (re)descoberta de factos, história e estórias. Para mim, enquanto obervadora atenta (na minha singela condição de estudante), este e outros encontros vão ser sempre uma luz imprescindível no meu caminho.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Jantar de Curso no Espalha-Brasas

"Mascote" dos jantares de curso

















Sala de jantar













Foi numa noite de quinta-feira 13 que decorreu o jantar de curso de Património Cultural. Comida, animação e "bota-abaixo" dominaram a noite. Estiveram presentes todos os anos do curso e alguns professores que acederam ao nosso convite, e que desde já agrademos a sua presença: Horta Correia, Teresa Gamito, Luis Oliveira, Leda Oliveira, João P. bernardes e Renata Araújo.

Resta desejar a todos os presentes e também aos que não puderam comparecer um inicio de ano espectacular, com grandes notas, poucos stresses e muitas alegrias.

Vemo-nos por aqui!