domingo, outubro 23, 2005

III Encontro de Arqueologia do Algarve - 20 a 22 Outubro em Silves

Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Outubro mais um encontro de arqueologia do Algarve, que contou com a participação de nomes das várias regiões bem como ilustres convidados do país vizinho, Espanha, que têm vindo a desenvolver trabalhos em colaboração com os nacionais.

Fissul, Local do III Encontro de Arqueologia do Algarve

O encontro veio a demonstrar a qualidade executiva dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver na nossa região, que de forma alguma nos coloca no pé de trás da evolução, como às vezes o Algarve parece ser demonstrado, numa visão pouco ilucidativa, pois o Algarve já não é nem pode ser só um chamativo turistico de sol e mar.


Uma das ruas da cidade de Silves

Neste encontro referenciaram-se trabalhos desenvolvidos em Lagos, Silves, Tavira, Portimão, Alcalar, Cacela, Alcoutim, Vale Boi, Castro Marim e Monchique, nas áreas da arqueologia terrestre e subaquática, nos diversos períodos da história desde a pré-história até à época moderna.


Visita ao Nucleo Museológico localizado no Castelo de Alcoutim

No dia 21 foi realizada uma vista a Alcoutim, onde foi possivel apreciar os trabalhos desenvolvidos na região em relação à conservação e museologia de espaços arqueologicos como foi o caso de Montinho das Laranjeiras, e de trabalhos em curso como é o caso do Castelo Velho.


Montinho das Laranjeiras, Alcoutim

Montinho das Larangeiras é um local de ocupação romana do século I, com continuação da ocupação do local nos séculos VI-VII de domínio ravenaico-bizantino e posteriormente séculos XII-XIII da sua ocupação islamica.


Castelo Velho, Alcoutim

O Castelo Velho é uma construção do período islamico de muralhas de xisto e grauvaque argamassadas em terra e visivelmente destruido; as muralhas estariam revestidas a cal e estuque, tal como ainda é possivel verificar-se em alguns locais da muralha.


Pormenor da vista panoramica do Castelo Velho sobre o Guadiana
Monica Reis

Este encontro, que decorreu sem grandes sobresaltos, permitiu não só a troca de conhecimentos como possibilitou a (re)descoberta de factos, história e estórias. Para mim, enquanto obervadora atenta (na minha singela condição de estudante), este e outros encontros vão ser sempre uma luz imprescindível no meu caminho.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Jantar de Curso no Espalha-Brasas

"Mascote" dos jantares de curso

















Sala de jantar













Foi numa noite de quinta-feira 13 que decorreu o jantar de curso de Património Cultural. Comida, animação e "bota-abaixo" dominaram a noite. Estiveram presentes todos os anos do curso e alguns professores que acederam ao nosso convite, e que desde já agrademos a sua presença: Horta Correia, Teresa Gamito, Luis Oliveira, Leda Oliveira, João P. bernardes e Renata Araújo.

Resta desejar a todos os presentes e também aos que não puderam comparecer um inicio de ano espectacular, com grandes notas, poucos stresses e muitas alegrias.

Vemo-nos por aqui!

quinta-feira, setembro 29, 2005

De volta à UALG


Semana das Praxes na Ualg

Uns já passaram por isto, agora é a vez dos novos alunos.
Monica Reis

Bem-vindos ao novo ano académico da Ualg!!

Após algumas semanas de ausência, provocadas por ferias, problemas com o pc e alguma preguiça à mistura, volto para o blog que desde já tem de agradecer pelas apreciações positivas que tem recebido.

Este ano, eu e os meus colegas do curso de Património Cultural, estamos a receber as "bestas" do referido curso e do mais recente criado curso de Estudos Artísticos e Culturais.

Com muita diversão, alguma contrariedade própria das praxes, e loucura à mistura, os novos alunos vão sendo recebidos no seio da comunidade académica.

Esperam-se ainda algumas surpresas, e o convívio só acaba em Outubro. Com estas actividades os novos alunos criam amizades, conhecem locais, e para aqueles que vêm de mais longe, evita-se as saudades da família.

Em nome de todos os Exmos Académicos de Património Cultural:

SEJAM BEM-VINDOS