terça-feira, maio 31, 2005

A razão pela qual estive ausente do blog...estive em Chicago

Pois é, passei uns dias ausente do nosso Portugal para me maravilhar com a cidade de oito milhões de habitantes de Chicago. Valeu apena apesar de terem sido apenas 5 dias, e mais dias viessem para poder disfrutar de toda a beleza e mestria arquitectónica, dos inúmeros museus e da atitude mais que simpática dos habitantes locais. Eu sei que este post não é lá muito ligado ao Património mas as fotos valem essa excepção.


Chicago à noite vista da margem do lago Michigan

Uma das minhas melhores fotos: o contraste da cidade e das flores.

Esta custou a tirar para obter este resultado

Vista do 100º andar da Sears Tower

Reflexo da construção da margem esquerda do rio na construção da West Wacher Drive
Monica Reis

segunda-feira, maio 16, 2005

Benção das Pastas - Universidade do Algarve 2005


Largo da Sé

Momento de Entrada do Curso de Património Cultural

Imagem da multidão que assistia

Imagem das pastas de um dos cursos da UALG

Imagem das pastas de outro curso da UALG

Foi um dia marcado por emoções, muitos dos finalistas corriam com o telemóvel na mão:"onde estás mãe...pai?!" outros simplesmente paravam quietos a olhar para a multidão. A grande beleza, no entanto, está na uniformidade dos trajes que estavam em maioria e nas cores dispersas das fitas dos cursos. Era visivel a emoção de quem está prestes a finalizar o curso. Muitos dos que assistiam queixavam-se das horas em pé ao sol, e muitos outros afirmavam "Para que é que queremos um estádio? É para estas coisas que ele serve.." e realmente, talvez o senhor tivesse razão no que dizia. A minha posição no recinto não foi das melhores; infelizmente não consegui estar em melhor posição de fotografar as tunas que tão bem actuaram, embora tenha uns videos interessantes que não consigo publicar no blog (ainda não aprendi essa função, e não sei se tal é possivel; se alguém souber "fell free" em dizer-me). A noite na semana académica terá sido outro momento alto (não compareci) e decerto bem diferente dos outros dias, com muitos mais trajados a comparecer.
Monica Reis

Património de Maio - Capela de S.Pedro de Verona

Capela em ruínas esconde frescos

Capela de São Pedro de Verona, situada na aldeia de Vila Soeiro, Guarda, onde há quatro anos foram descobertos frescos inéditos do século XVI, está em adiantado estado de degradação e a necessitar de obras urgentes, que só não avançam porque está em curso o seu processo de classificação de Imóvel de Interesse Público.

Os habitantes da aldeia estão revoltados com a situação e temem que nunca mais saia a autorização para a recuperação da capela. "Fico contente com a classificação mas gostava mais que a capela fosse rapidamente recuperada antes que se estrague mais. Hoje só serve de ninho para pássaros", confessou ao CM Maria do Rosário, de 67 anos.

A presidente da Junta de Freguesia de Vila Soeiro, Madalena Costa, recorda que os frescos foram descobertos em 2001 quando contratou técnicos para retirarem o retábulo a fim de ser recuperado. "Nessa altura, houve obras na capela, mas, em consequência dos achados, os trabalhos pararam", explicou a autarca, salientando que o futuro da capela está agora pendente da conclusão do processo que o vai considerar Imóvel de Interesse Público.

Actualmente, as frestas na parede são muitas, temendo a população que quando a obra avançar a degradação já tenha causado prejuízos elevados e irrecuperáveis, ainda mais quando há a possibilidade de haver mais frescos ocultos.

"É quase certo que na altura em que foi colocado o retábulo na parede central as laterais tenham sido pintadas, ocultando mais frescos. Os peritos dizem que poderá haver mais sete camadas de tinta que terão de ser cuidadosamente removidas afim de se visualizar a última camada, a dos frescos", diz Madalena Costa.Os frescos encontrados são alusivos a passagens da vida de Jesus Cristo, entre as quais a fuga para o Egipto, o Calvário e imagens de S. Francisco a receber os estigmas.

in correio da manhã Noticia S. Pedro de Verona


No site da DGEMN, encontrei a referida ficha de classificação, que pode ser visualizada aqui

Esta noticia foi uma participação de Arkeotuga