quarta-feira, março 23, 2005

Piadas de Arqueólogos


Acho que já estamos na fase final da evolução...
Monica Reis

Não pude deixar de publicar estas linhas de "humor arqueológico", que descobri num site referido pelo próprio/a como sendo um "anofichial sáite" de arqueologia!

Pois então cá vão as piadas...algumas pelo menos:

FRASES ESTRANHAS QUE PODEM SER OUVIDAS NO DECORRER DE UMA ESCAVAÇÃO:
"Sai do meu buraco"
"Já meti o dedo onde não devia"
"Empresta-me o teu mija-mija"
"Tenho aqui uma coisa dura"
"Eu vejo a tua e tu depois vês a minha"
"Posso usar o teu pincel?"
"Quem é que partiu o pico?"
"Tira-me as medidas"
"Fazer uma raspagem"
"Levantar o morto"
"Pôr o menir em pé"
"Cotas novas"
"Cota na pedra" (outras cotas possíveis: "cota no caco"; "cota na chapa"; "cota na brasa"; etc.)
"Baixa o nível" (ou "sobe o nível")
"Quem é que me partiu o maxilar?"
"Tenho um gajo enterrado aqui no meio"
"O teu buraco está cheio de terra" (Resposta: "Quem é que tem terra no buraco!?"

Prometo voltar a publicar mais humores arqueológicos, pelo menos para desanuviar um pouco as mentes!

sexta-feira, março 18, 2005

lembram-se dela do 1º ano? Concerteza!


Maria Helena da Rocha Pereira
Monica Reis

Pois é, encontrei uma noticia "casualmente" acerca da tão referida Maria Helena da Rocha Pereira, nas aulas do 1º ano do Prof. Bernardes.

Ela foi recentemente (Dez 2004) galardoada com o Prémio Eduardo Lourenço, instituido pelo Centro de Estudos Ibéricos que distingue personalidades ou instituições no ambito da cooperação ou identidade ibérica.

Esta senhora com S grande, é Jubilada desde 1995 e continuou a participar activamente no seio académico.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, anunciou que a premiada, é "uma digníssima vencedora" e "tem grandeza nacional e internacional, com uma trajectória ímpar, que disseminou os seus conhecimentos por vários continentes".

Quem desejar saber mais pode consultar a entrevista e também a página do seu curriculum

A noticia pode ser consultada na íntegra aqui

domingo, março 13, 2005

Congresso de Aplicações Informáticas à Arqueologia realiza-se em Portugal

É pena ter tomado conhecimento em tão pouco tempo de manobra deste congresso a realizar-se em Portugal de 21 a 24 de Março de 2005.
Vai ter mais de 200 participantes de todo o mundo, e além das conferências vai também ter excursões a Ourém, Sertã e Vila do Rei.
O programa está disponível online, bem como as fichas de inscrição, mapa de percurso, blog, entre outros.

Vale a pena dar um pulinho neste site, e quem não puder participar este congresso, sempre pode inteirar-se dos acontecimentos. Só é pena que a organização do congresso, já que este acontece no nosso país, não tenha disponibilizado o site "também" em lingua portuguesa.