sexta-feira, março 18, 2005

lembram-se dela do 1º ano? Concerteza!


Maria Helena da Rocha Pereira
Monica Reis

Pois é, encontrei uma noticia "casualmente" acerca da tão referida Maria Helena da Rocha Pereira, nas aulas do 1º ano do Prof. Bernardes.

Ela foi recentemente (Dez 2004) galardoada com o Prémio Eduardo Lourenço, instituido pelo Centro de Estudos Ibéricos que distingue personalidades ou instituições no ambito da cooperação ou identidade ibérica.

Esta senhora com S grande, é Jubilada desde 1995 e continuou a participar activamente no seio académico.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, anunciou que a premiada, é "uma digníssima vencedora" e "tem grandeza nacional e internacional, com uma trajectória ímpar, que disseminou os seus conhecimentos por vários continentes".

Quem desejar saber mais pode consultar a entrevista e também a página do seu curriculum

A noticia pode ser consultada na íntegra aqui

domingo, março 13, 2005

Congresso de Aplicações Informáticas à Arqueologia realiza-se em Portugal

É pena ter tomado conhecimento em tão pouco tempo de manobra deste congresso a realizar-se em Portugal de 21 a 24 de Março de 2005.
Vai ter mais de 200 participantes de todo o mundo, e além das conferências vai também ter excursões a Ourém, Sertã e Vila do Rei.
O programa está disponível online, bem como as fichas de inscrição, mapa de percurso, blog, entre outros.

Vale a pena dar um pulinho neste site, e quem não puder participar este congresso, sempre pode inteirar-se dos acontecimentos. Só é pena que a organização do congresso, já que este acontece no nosso país, não tenha disponibilizado o site "também" em lingua portuguesa.

quinta-feira, março 03, 2005

Visita a Córdova e Sevilha


Mirhab - Grande Mesquita de Cordova

Sala Hipostila - Grande Mesquita de Cordova

Medinat-Al-Zahara

Medinat-Al-Zahara - Pormenor do Trabalho do capitel

Jantar no Restaurante Federacion de Peñas Cordobesas com decoração "à la Mesquita"

Alcazar - Sevilha

Alcazar - Pormenor do trabalho cerâmico

Alcazar - Momento da visita com Prof. Teresa Gamito
Monica Reis

Decorreu dia 1 e 2 de Março a visita de estudo levada a cabo pela disciplina de Arqueologia Medieval II com a Prof. Teresa Gamito. Em Córdova visitámos a Grande Mesquita e Medinat-Al-Zahara. No dia 2 seguimos para Sevilha e visitámos o Alcazar.

Deixo-vos o convite: coloquem as vossas impressoes da visita.