terça-feira, novembro 23, 2004

Cidade de Tavira


Telhados de Tavira

Tavira Cidade Velha

Vista sobre a Ponte

Rio Gilão

Telhados de quatro aguas, típicos de Tavira
Monica Reis

Tavira compõe-se por áreas de desenvolvimento medieval e quinhentista. Apresenta uma leitura espacial bastante homogénea, em parte devido às características particulares do seu edificado, mas sobretudo em consequência do facto da maior parte da cidade se ter consolidado no mesmo período (séculos 15 e 16). Os núcleos de origem medieval são a "vila-adentro", os arrabaldes da mouraria e de São Francisco, um primeiro desenvolvimento ribeirinho na margem direita e pequenas áreas de crescimento na margem esquerda, uma nas imediações da ponte antiga e outra em torno da Ermida de São Lázaro. Nos séculos 15 e 16 regista-se a consolidação do eixo do qual são extremos a Rua do Malforo (Rua Miguel Bombarda) e a Rua da Porta Nova, as áreas ribeirinhas das duas margens, os altos de Santana e de São Brás e o pequeno núcleo do Largo do Cano. A partir dessa época a cidade conhece apenas a sedimentação de pequenas áreas e a construção pontual de edifícios de reduzida importância enquanto motores de desenvolvimento urbano. São exemplo disso o Convento do Carmo ou o Quartel da Atalaia, apesar da sua enorme dimensão. A partir do século 19 começam a produzir-se transformações significativas na imagem da cidade, com a demolição de imóveis e elementos arquitectónicos fundamentais. São regularizadas as margens do rio e construídos o Mercado Municipal e o Jardim Público. Esse processo de transformação é ampliado no século 20 com a introdução de novas formas de locomoção e de um novo "boom" urbanístico que alargou significativamente os limites tradicionais da cidade.

Mais informações podem ser vistas no link abaixo (seguir para pesquisa simples,Distrito Faro, Concelho Tavira)

http://www.monumentos.pt/scripts/zope.pcgi/ipa/pages/frameset?nome=ipa&upframe=upframe3&downframe=ipa.html

segunda-feira, novembro 22, 2004

Faro Capital da Cultura 2005


Citando Correio da Manhã (artigo de 2004-09-02) CIDADE PREPARADA

José Vitorino considera que deverão ser criadas condições para que os agentes culturais e a juventude sejam ouvidos e tenham uma participação activa nos eventos. O autarca garante que o comissário António Lamas (substituido em Outubro de 2004 por Rosa Mendes) tem igual entendimento.

A cidade está preparada para receber bem qualquer grande evento, refere o autarca, destacando o esforço feito pela autarquia desde 2003: A Câmara tem feito uma aposta forte na recuperação do património e na requalificação da cidade, refere. De qualquer modo, adiantou, há ainda mais algum património que se deve aproveitar para recuperar, sobretudo tendo em vista criar mais espaços para os agentes culturais poderem desenvolver as suas actividades.

(Fim de Citação)

Essencial para o desenvolvimento de actividades culturais, é a construção do novo teatro Municipal, que deverá terminar a a sua construção em Abril do corrente ano.

O que pensa a comunidade das iniciativas tomadas por parte das entidades governadoras?
O que está a ser feito é suficiente para a correcta divulgação do Patrimonio Algarvio? Levantem questões, coloquem ideias.


Monica Reis

sexta-feira, novembro 19, 2004

Seminário Património e Turismo - Perspectivas

Decorreu hoje em faro, no Convento de S. Francisco, o Seminario Património e Turismo - Perspectivas, que contou com a participação de nomes como Engº Macário Correia (Presidente da Junta Metropolitana do Algarve), Arqª Teresa Pimpão (Directora Regional do IPPAR de Faro), Engª Catarina Cruz (Vice-Presidente do CCDR), Prof. Dt Rosa Mendes (Comissário de Faro Capital da Cultura), entre outros.

De entre as diversas questões levantadas, vou destacar apenas algumas:

-Necessidade de existência de melhores condições turísticas e ambientais para uma maior afluência de turismo em Portugal.
-Turismo de Património, novas estratégias de acção.
-Património Religioso.
-Uso de tecnologias para a divulgação do património - Portal do Algarve.
-Publicitação do Algarve em diversos meios de comunicação internacionais (CNN, BBC, Eurosport).
-Campanhas de sensibilização para um Portugal mais limpo.
-A Sinalética - necessidade de implantação de mais e melhor sinalética.
-Apoio do Estado - nas iniciativas inovadoras do binómio turismo/património.
-A Europa dos 25, perspectivas de maior afluxo a Portugal, urgência em implementar plano de acção de forma a tirar proveitos financeiros que podem vir a promover o património.


Deixo desde já o repto para comentários a este tema.

Mónica Reis